Central de atend.:  27 2121-0022
27 99893-1832

Espaço Saúde

Hábitos saudáveis para manter a glicose estável

21 de maio de 2019

São inúmeros os benefícios e vantagens em levar uma vida com hábitos mais saudáveis, principalmente quando o assunto se trata da nossa saúde.

Entre os principais benefícios estão a prevenção de doenças, sensação de bem estar e qualidade de vida. O que muitos não levam em consideração é o quanto esses hábitos podem beneficiar aqueles que já possuem algum tipo de diagnóstico, como é o caso da própria diabetes.

No Brasil, a estimativa é que existam 14,3 milhões de pessoas vivendo com diabetes. Um dos grandes desafios para os diabéticos é manter a glicose com taxas normais para essa condição, mas manter o nível recomendado de açúcar no sangue é uma necessidade de todos, indiferente da condição de diabetes ou não. Para isso, mude sua rotina e adote novos hábitos.

Elimine a gordura corporal

Um dos grandes problemas de saúde em todo mundo é a taxa de obesidade. O excesso de peso pode causar alterações inflamatórias em estruturas do corpo que são as principais responsáveis pela produção da insulina. Para os diabéticos, manter o peso dentro do recomendado é tão importante quanto fazer o tratamento medicamentoso.

O ideal é que o IMC esteja dentro do que é adequado para cada um e que a circunferência do abdômen nunca ultrapasse os 80 centímetros no caso das mulheres, e de 90 centímetros para os homens.

Alimentação saudável é tudo

Para manter a glicose no nível certo, não basta apenas não consumir açúcar. A dieta também precisa ser rica em alimentos com fibras, por possuírem um índice glicêmico mais baixo e serem digeridos de forma um pouco mais lenta pelo nosso organismo, o que dificulta a liberação de açúcar no sangue.

Outra recomendação é consumir boas fontes de gorduras como castanhas e proteínas magras como peixe e frango grelhados, que ajudam a controlar o aumento rápido de açúcar no sangue.

Dormir bem sempre faz bem

O descanso é necessário para que o corpo recarregue suas energias, mas há outros benefícios que algumas horas dormindo bem também podem trazer. Uma boa noite de sono colabora para que a insulina seja controlada. Por isso, não abra mão de ao menos 7 horas recomendadas por dia.

Esteja sempre em movimento

Se movimentar traz uma série de benefícios para você e sua saúde. Os músculos do corpo consomem muita energia durante e após o exercícios, fazendo com que a glicemia se mantenha no controle. Escolha uma atividade física que te dê prazer e satisfação e se movimente diariamente.

Ao adotar essas dicas na sua rotina, você estará não só colaborando com o corpo para que os índices de glicose ideais para a sua saúde sejam mantidos, como também estará colaborando para uma vida muito mais saudável e com qualidade.

Todos os direitos reservaods ao Laboratório Bioclínico © 2018