Central de atend.:  27 2121-0022
27 99696-3050

Espaço Saúde

Especialistas garantem que brincar também é saúde

3 de março de 2020

É cada vez mais notório nos dias de hoje vermos crianças obesas, com taxas de glicose e colesterol alteradas, com problemas emocionais, entre outras doenças. E isso muitas vezes tem relação com o tempo em que a criança tem para brincar.

O contato excessivo com as telas tem “comido” o tempo de lazer das crianças, o que acaba influenciando no sedentarismo, trazendo sérios riscos para a saúde delas.

Todos nós sabemos que brincar é um elemento indispensável para uma infância feliz, mas o que muita gente não sabe é que é essencial para a saúde e um importante instrumento de socialização.

Brincar deixa a o sistema imunológico da criança mais forte, pois a partir disso o organismo do pequeno cria anticorpos e aprende a funcionar e a se defender corretamente, aumentando as defesas contra infecções futuras.

Ter contato com o ar livre também é necessário, pois garante à criança níveis adequados de vitamina D. Pois, essa vitamina é muito importante para os ossos, imunidade e desenvolvimento cerebral. Deixar ela sair de casa e fazer com que ela tenha contato com a luz solar, é muito importante para aumentar os percentuais desse nutriente no organismo. Mas, lembre-se de expor eles ao sol antes das 10h e após as 16h30.

Outro fator importante é mobilizar cada um deles com esportes, brincadeiras como pega-pega e esconde-esconde, pois isso estimula a movimentação e assim evita problemas como sedentarismo e obesidade.

Por meio da brincadeira os sentidos das crianças são mais aprimorados, pois ao brincar a sua percepção do ambiente é aguçada e torna os seus reflexos visuais e auditivos mais rápidos e precisos.

E por último, impulsiona a criatividades deles, pois ao incentivar a criança a desenhar, pintar e montar, as suas habilidades são desenvolvidas e assim ela pensa mais e cria mais, o que contribui para a evolução do intelecto dela.

Tempo livre para brincar é benéfico sim para a saúde infantil e precisa ser incentivado todos os dias pelos pais.

Todos os direitos reservaods ao Laboratório Bioclínico © 2018