Central de atend.:  27 2121-0022
27 99696-3050

Espaço Saúde

Doença celíaca: tudo o que você precisa saber

22 de maio de 2019

A doença celíaca é uma reação imunológica ao consumo de glúten, um tipo de proteína encontrada em alimentos como trigo, cevada, aveia e outros derivados.

As principais reações dessa condição são diarréia, flatulências e também dores abdominais. A doença celíaca é autoimune, crônica e atinge diretamente o intestino delgado, causando os sintomas citados anteriormente.

É importante saber que há diferença entre a doença celíaca e intolerância ao glúten. A intolerância causa sintomas muitos parecidos, mas não causa qualquer tipo de dano ao intestino delgado, como é o caso da doença celíaca.

Tipos de doença celíaca

A doença celíaca clássica é mais comum na infância, geralmente nos três primeiros anos de vida, quando ocorre a introdução de alimentos como sopas, bolachas, pães e outros alimentos industrializados com base de cereais.

Entre os principais sintomas estão a desnutrição, diarréia crônica, falta de apetite, vômitos, dores abdominais e desnutrição aguda, que quando não diagnosticada de forma correta, em alguns casos pode até ser fatal.

Já a doença celíaca não clássica pode apresentar poucos sintomas e até mesmo confundir o diagnósticos. Suas principais reações são fadiga, anemia, irritabilidade, dificuldade no ganho de peso e também altura.

Por último, a doença celíaca assintomática, como o próprio nome já diz, não se manifesta de forma aparente. Nesse caso o diagnóstico é extremamente importante, uma vez que não tratada, a doença pode evoluir e causar problemas de saúde muito mais sérios como anemia, osteoporose e câncer do intestino.

Causa e diagnóstico

Com base em estudos clínicos e pesquisas realizadas, a doença celíaca acontece devido a presença genética de anticorpos que são executados pelo sistema imunológico em oposição ao glúten.

Para o diagnóstico da doença, exames laboratoriais são necessários, em especial os exames de sangue. Somente através deles os médicos conseguem ter um diagnóstico preciso, uma vez que os sintomas da doença celíaca são confundidos com de outras condições.

Conheça os diferentes testes para a doença celíaca que o Bioclínico oferece:

  • HLA DQ2 e DQ8 – Doença Celíaca
  • Anti-transglutaminase IgA
  • Anti-transglutaminase IgG
  • Anti-endomísio IgA
  • Anti-endomísio IgG
  • Anti-endomísio IgM
  • Anti-gliadina IgA
  • Anti-gliadina IgG
Todos os direitos reservaods ao Laboratório Bioclínico © 2018