Central de atend.:  27 2121-0022
27 99893-1832

Espaço Saúde

Conheça os dois novos exames para diagnóstico da COVID-19

12 de março de 2021

O Bioclínico tem mais dois exames para o diagnóstico do SARS-CoV-2 (COVID-19). O Anticorpos Neutralizantes para SARS-CoV-2 e o IgG Quantitativo Anti-Spike estão disponíveis e podem ser realizados em qualquer unidade do Bioclínico, não sendo necessário jejum.

Confira as características de cada um, o período em que deve ser feito, para quem é indicado e outras informações importantes.

Sorologia para Covid-19 – Anticorpos Neutralizantes

Este exame qualifica a resposta imune verificando a capacidade dos anticorpos de bloquearem a ligação da proteína da espícula viral (denominada “Spike”) ao receptor nas células humanas. É útil para indicar a capacidade de resposta imunológica do organismo contra o SARS-CoV-2.

Deve ser realizado após o 20º dia do início dos sintomas. Para avaliação pós-vacinação, ainda não há estudos suficientes para definir o prazo ideal para realização do exame. É indicado para identificar a presença de anticorpos Anti SARS-CoV-2 naturais ou pós-vacinação, não tendo indicação para o diagnóstico de infecção aguda.

Para sensibilidade máxima, recomenda-se que o soro seja coletado após 20 dias de sintomas. Porém, não se pode excluir a possibilidade de resultados falsos-negativos em pacientes assintomáticos ou com manifestações clínicas leves. Mas, importante: a presença de anticorpos neutralizantes não dispensa a necessidade de serem mantidas as medidas de segurança, higiene e distanciamento social.

Após a infecção, há indícios de que os anticorpos neutralizantes permanecem por um período de pelo menos 5 meses. No entanto, mais estudos são necessários para avaliar a duração dos anticorpos neutralizantes e sua correlação com a imunidade humoral.

É sempre importante correlacionar o resultado do exame com o quadro clínico e com os outros achados laboratoriais do paciente. Este exame não está coberto no ROL da ANS, não tendo cobertura pelas operadoras.

Sorologia para Covid-19 – Anticorpos Quantitativos Anti-Spike (IgG)

É um teste quantitativo da empresa Abbott que detecta anticorpos da classe IgG, incluindo anticorpos neutralizantes, contra o domínio de ligação ao receptor (RBD) da subunidade S1 da proteína Spike (proteína S) do SARS-CoV-2. É indicado para determinar e monitorar a resposta imunitária de pessoas que foram vacinadas e/ou tiveram Covid.

Deve ser realizado após 14 dias do início dos sintomas. Para avaliação pós-vacinação, ainda não há estudos suficientes definindo o prazo ideal para realização do exame. Também não é indicado para o diagnóstico de infecção aguda e a presença de anticorpos não dispensa a necessidade de serem mantidas as medidas de segurança, higiene e distanciamento social.

É sempre importante correlacionar o resultado do exame com o quadro clínico e com outros achados laboratoriais do paciente. Outro ponto importante é que este exame não possui cobertura pelas operadoras.

Todos os direitos reservaods ao Laboratório Bioclínico © 2018