Central de atend.:  27 2121-0022
27 99893-1832

Espaço Saúde

Coisas que você nunca deve compartilhar com ninguém

6 de outubro de 2018

A hepatite é uma doença infecciosa que afeta o fígado e geralmente não apresenta sintomas. Quando isso acontece podem surgir cansaço, febre, vômitos, tonturas, pele e olhos amarelados, urina cor escura e fezes claras. Boa parte das formas de contágio se dá através de contato íntimo sem camisinha ou pela ingestão de alimentos e água contaminada pelo vírus da hepatite.

Os tipos A, B e C são os mais frequentes e os tipos D, E e G, são mais raros. No caso da hepatite B o vírus está presente no sangue, no leite materno e no esperma, por isso ela é considerada uma doença sexualmente transmissível. O vírus causador da hepatite C está presente no sangue. Já a hepatite D é causada pelo vírus D, porém esse vírus depende da presença do vírus do tipo B para infectar uma pessoa.

Portanto, a forma de transmissão comum aos tipos B, C e D é pelo sangue contaminado. De qualquer forma, a melhor forma de prevenção às doenças é mantendo os cuidados de higiene, usando camisinha e não compartilhando objetos pessoais como:

  • Escova de dentes
  • Aparelho e lâmina de barbear
  • Tesoura
  • Kit de manicure (alicate de unha, cortador, lixa e espátula)
  • Piercings e material para colocação de piercings
  • Material para confecção de tatuagem

Caso não sejam tratadas de acordo com as orientações médicas, a doença pode se tornar crônica e provocar câncer do fígado, cirrose ou até levar à morte.

 

*REFERÊNCIAS*

https://www.unasus.gov.br/noticia/voce-sabe-diferenciar-hepatites-b-c-d-e-e

https://www.tuasaude.com/o-que-fazer-para-nao-pegar-hepatite/

Todos os direitos reservaods ao Laboratório Bioclínico © 2018