Central de atend.:  27 2121-0022
27 99696-3050

Espaço Saúde

Bebidas alcoólicas afetam os resultados dos exames?

21 de maio de 2019

Ao se preparar para um exame é comum ter dúvidas, principalmente se o exame exige algum tipo de jejum. Entre as principais dúvidas estão o tempo em que se deve jejuar e também se alguns alimentos e bebidas podem afetar diretamente nos resultados.

Se o exame requer algumas horas de jejum para a realização, então essas horas devem ser respeitadas conforme a orientação médica que é dada justamente para que os resultados sejam os mais precisos possíveis.

Bebidas alcoólicas afetam ou não nos resultados dos exames?

Quando falamos do consumo de bebidas alcóolicas antes de exames o cuidado deve ser redobrado. O recomendado é que o consumo de seja suspenso por até 72 horas antes da realização. O álcool pode interferir nos resultados, em principal o triglicerídeos, afetando o colesterol e também glicose, por mexer diretamente nos níveis de açúcar no sangue.

Dessa forma fica comprovado que ingerir qualquer tipo de álcool horas antes do exame vai interferir sim nos resultados, sendo essa interferência de maneira mais forte alguns casos e outras de forma mais leve. Esses efeitos e alterações dependem muito da quantidade de álcool consumida e também do tipo de análise.

Uma vez que o consumo esporádico de álcool já se torna um fator de risco para as alterações em exames laboratoriais, quando o consumo ocorre com frequência, o problema se torna ainda maior. Ingerir bebidas alcoólicas de forma constante e também crônica pode causar sérias deficiências de vitaminas e minerais no organismo, rebaixando os níveis de vitamina A, vitamina B, ácido fólico e também cálcio.

Por isso, assim que marcar seus exames se programe para que as 72 horas sem consumo de bebidas alcoólicas sejam respeitadas e dessa forma não interferir nos resultados. Além disso, é sempre bom lembrar que o consumo excessivo de álcool pode causar sérios danos a sua saúde física e também mental. Por isso, não abuse, beba moderadamente e se beber, nunca dirija. Cuide da sua saúde!

Todos os direitos reservaods ao Laboratório Bioclínico © 2018